Segue o relato bem divertido de um deficiente visual sobre a audiodescrição pela Tv aberta no Brasil. Há numerosas informações de ordem técnica. Realmente compensa ler! Resolvi escrever este relato, já que e também ser vantajoso a muitos deficientes visuais que possam ter interesse no conteúdo, bem como conseguirá impedir transtornos a quem deseja usufruir dos novos recursos que imediatamente estão disponíveis para nós.

Há alguns meses escutei no Jornal Nacional, veiculado na Rede Globo do Brasil, uma notícia afirmando que a partir daquela data os vídeos veiculados nos programas Tela quente e Temperatura máxima teriam audiodescrição. Quer Ver Tv? informava que tal jeito só estaria acessível através do sinal digital e teu acesso se daria na tecla SAP. No dia vince e seis de dezembro de 2011 saí à pesquisa de um televisor que suportasse tais funções e me encaminhei para um dos melhores shopping de Belo Horizonte.

Advertisement

A minha luta foi infrutífera. Em todas as lojas que procurava um televisor com conversor digital e tecla SAP a resposta era unânime: Não existe tecla SAP em televisores digitais. A minha esposa chegou a perguntar se havia alguma outra tecla que substituiria esta função e os representantes de fabricantes como LG, Samsung e Sony foram tachativos: Não existe.

Voltei frustrado para residência, no entanto disposto a encontrar como acessar esse plano. Após muito pesquisar na web e ligando para serviços de atendimento ao cliente de alguns fabricantes achei o mistério. Na verdade a tecla SAP de fato não existe em televisores digitais. Existe neste momento uma nova tecla chamada MTS ou Multichannel Television Sound. Esta tecla substitui a tecla SAP com vantagens, porque é um método que permite o acesso a incalculáveis canais de som pelo televisor. Desse modo, ao assistirmos a um filme dublado podemos optar pelo áudio dublado, áudio original ou dublado com audiodescrição. A tecla SAP diz-se a um segundo canal de áudio, isto é, permite alternar entre o áudio dublado ou áudio original do video.

Advertisement

Assim sendo, não poderei reconhecer com absoluta certeza que televisores com esta tecla possam acessar o áudio dublado do video que detém audiodescrição. Então, no dia trinta de janeiro de 2012, parti outra vez em pesquisa de um televisor que possuísse esta atividade no controle remoto, pois que em alguns televisores esta atividade está no menu do aparelho, o que dificulta o nosso acesso. Finalmente encontrei um padrão adequado às minhas necessidades. Um televisor Samsung LCD de 32 polegadas, com conversor digital integrado e a tecla MTS no controle remoto. Cheguei em casa e, com a socorro de um amigo a televisão foi desenvolvida e fiquei aguardando o horário da Tela quente, programa da Globo que passaria um video com audiodescrição.

Quando o filme começou eu e minha esposa neste momento estávamos sonolentos, entretanto a oportunidade de assistir a um video com audiodescrição nos deixou bastante animados e acabamos por assistir todo ele. Como A Residência Do Futuro Vai Transformar Tua Vida Samsung bastou deslocar-se pressionando a tecla MTS até ouvir a dublagem com audiodescrição. 16 Tendências De Marketing Digital Pra 2019 pôr o áudio do filme que assisti com dublagem e audiodescrição pressionei a tecla MTS por duas vezes.

Advertisement

Na primeira o video ficou com o áudio original que era em inglês. Na segunda vez surgiu a dublagem com audiodescrição. 5- Se o seu televisor estiver reproduzindo a dublagem com audiodescrição é possível que, ao longo dos comerciais, alguns deles fiquem mudos. Isto ocorre pelo motivo de o áudio daquela propaganda está sendo transmitido somente na primeira faixa de áudio que é a da dublagem sem audiodescrição.

Se pressionar a tecla MTS e voltar à primeira faixa de áudio tudo volta ao normal. 6- A programação transmitida pelas emissoras no formato digital é feita rodovia UHF e não via VHF. Dessa forma, talvez seja primordial adiquirir uma antena que possa ganhar os sinais UHF com qualidade. Na minha moradia uma antena interna foi suficiente. Mas tudo dependerá da localidade em que você se acesse.

Advertisement

Em alguns locais o sinal digital podes ainda não existir ou ser muito fraco. Neste último caso, quem sabe uma antena externa resolva o defeito. 7- No modelo digital, a tv não exibe sons com ruídos ou imagens com sombras. Se o sinal digital estiver fraco, o que acontecerá é um congelamento da imagem e cortes no áudio. Na minha tv, no momento em que sintonizei os canais, ela automaticamente selecionou o sinal digital pras emissoras que transmitiam tua programação neste modelo, todavia bem como captou o sinal analógico das emissoras que ainda transmitem sua programação neste modelo. Assim, as emissoras que ainda não possuem transmissão no formato digital brasileiro conseguem expor imagens duplas ou com sombras, chuviscos ou mesmo ruídos no áudio.

Se estiver assistindo um canal de Tv com essas características, pode ter certeza de que não está assistindo a programação de uma emissora no modelo digital. Bom, acho que ou melhor tudo que tenho a expor sobre isso. Almejo que todos que estejam pela espectativa de assistirem a programação da Tv com audiodescrição possam achar por aqui dicas suficientes pra adquirirem seus televisores sem receio, aproveitando o que a tecnologia assistiva disponibiliza para nós. Sei que existe uma legislação sobre o questão, mas como não conheço a lei não irei me pronunciar sobre o assunto. Me parece que até 2014 todas as redes que transmitem tua programação rodovia aérea deverão ter pelo menos 20% de sua programação com audiodescrição.

Share This Story

Get our newsletter